quarta-feira, 4 de agosto de 2010

CONCURSO DE ARTIGOS DA ANPED 2010

Aos interessados em participar do concurso nacional de artigos sobre Educação promovido pela Associação Nacional de Pesquisa em Educação (ANPED). O prazo para envio dos artigos vai até o dia 10 de setembro de 2010.

Os artigos científicos e ensaios teóricos deverão se enquadrar numa das

áreas temáticas abaixo discriminadas, a saber:

a) Educação e Pobreza;
b) Educação Integral; Educação para Direitos Humanos; Educação Ambiental;
Educação e Saúde;
c) Educação e Diversidade (Educação do Campo, Educação Indígena,
Educação das Relações Étnico-raciais e Educação em Comunidades
Remanescentes de Quilombos)
d) Alfabetização e Educação de Jovens e Adultos.

Para acessar o edital na íntegra clique no link:
http://www.anped.org.br/docs/Edital_Artigos_2010.pdf

Bom trabalho à todos

GILBERTO PONCIO - Editor BEJAB

terça-feira, 3 de agosto de 2010

DIVULGANDO

Começa ano letivo na cadeia de Mozarlândia


Vinte detentos da cadeia de Mozarlândia foram matriculados nos cursos do ensino fundamental da Educação de Jovens e Adultos – EJA. As aulas começam nesta semana, no estabelecimento prisional, no período matutino. Os cursos são resultado de parceria entre a unidade prisional de Mozarlândia e a Secretaria da Educação. A diretora da unidade, Estela Guimarães Lopes, disse estar confiante no sucesso desta parceria e na reinserção social do preso. A superintendente de Educação a Distância e Continuada da Secretaria da Educação, Celene Cunha Barreira, disse que nos últimos três anos, o número de beneficiados pela EJA dentro do sistema prisional no Estado quase triplicou, e atualmente são quase 3 mil alunos.

noticia na íntegra disponível em: http://www.noticiasdegoias.go.gov.br/index.php?idMateria=83603

ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO REALIZA CONCURSO DE ARTIGOS

A ANPEd, por meio de convênio firmado com a SECAD/MEC, convida seus pesquisadores a apresentarem artigos científicos ou ensaios teóricos sobre educação para a diversidade e enfrentamento das desigualdades, valorizando a diversidade em suas múltiplas dimensões dentro e a partir da escola. Lançamos um Edital para a realização de um concurso que deverá premiar 20 artigos. Para maiores informações visitem nosso portal e leiam atentamente o Edital. Pedimos ainda que, por favor, divulguem em suas listas e com seus professores e alunos de mestrado e doutorado.
Gostariámos ainda de informar-lhes que já está no ar a página web de nossa 33a. Reunião Anual. Pelo Portal ANPEd vocês poderão ter acesso direto à página. Estamos desenvolvendo um novo portal da nossa Associação, mas essa é uma tarefa que ainda nos tomará um pouco mais de tempo.
Saudações cordiais,
Dalila Andrade Oliveira
Presidente da ANPEd

REUNIÃO MENSAL DO FORUM ESTADUAL DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

A coordenação do Forum Estadual de EJA/SC (FEEJA) comunica que a data da próxima Reunião foi transferida para o dia 18 de agosto em período integral.

Local: Instituto Federal de Santa Catarina - Campus Continente
Rua 14 de Julho, 150 - Enseada dos Marinheiros
Florianópolis / Coqueiros Santa Catarina - 88075-010
Sala 07
Acesse ao portal dos FORUNS de EJA e veja a proposta de pauta http://forumeja.org.br/sc/
Solicitamos seu apoio no sentido de divulgar e desejamos poder contar com sua participação para continuarmos fortalecendo nossas ações.
Pela atenção agradecemos e aguardamos seu comparecimento. Por favor, confirme a possibilidade ou não de sua participação.

Regina Bittencourt Souto
Coordenação do FEEJA

domingo, 1 de agosto de 2010

ENCEJA ABRE INSCRIÇÔES

Encontram-se abertas as inscrições para o Exame Nacional de Certificação de Competências da Educação de Jovens e Adultos (ENCEJA) promovido pelo Ministério da Educação.
no site www. inep.gov.br. 
Com o cancelamento da prova no ano de 2009, todos os interessados deverão fazer suas incrições novamente. Com a data da prova prevista para 28 de novembro, os alunos com 15 anos ou mais podem concluir seus etudos.

Gilberto Poncio - Editor BEJAB

FORUM PROEJA SUL ACONTECE EM SETEMBRO

Acontecerá na cidade de Florianópolis de 21 a 23 de Setembro o Forum PROEJA SUL II. O evento reunirá pesquisadores e interessados em discutir sobre a formação profissional dos alunos da EJA. O Evento atende à necessidade de se promover a divulgação, socialização e fomento dos debates, bem como  a troca de experiências entre gestores, técnicos, docentes e discentes que constroem o PROEJA. Para Mariores informações acessar o link: http://forumproeja.ifsc.edu.br/index.php/apresentacao.html


Gilberto Poncio - Editor BEJAB

EJA NA DIVERSIDADE FORMA PRIMEIRA TURMA EM BLUMENAU

     O Curso do IFSC (Instituto Federal de Santa Catarina) formou a primeira turma do curso de Formação Profissional voltado a professores para a EJA na Diversidade. Nesta primeira turma foram 25 profissionais que passa a entrar nas salas de aula, com um olhar que possa detectar e atender as especificidades dos estudantes que estão inseridos na modalidade de EJA.
     O curso se realizou no período de outubro de 2009 a maio de 2010 com duração de 180 horas ; por se tratar de um curso semi-presencial as aulas ocorreram às sextas-feiras à noite. Para complemetar o período de estudo, os profissionais desenvolveram atividades em um ambiente virtual. " Esse ambiente nos permitiu interagir com professores de outros polos" afirma uma professora que concluiu o curso.
     Para os interessados, em breve haverá novo edital para compor a segunda turma do curso de EJA na Diversidade. Fiquem atentos ao site http://www.ifsc.edu.br/ e aqui no blog do BEJAB.

Gilberto Poncio- Editor BEJAB

MATRICULAS ABERTAS NA EJA EM BLUMENAU

Encontram-se abertas as matriculas para a 8ª Série na modalidade EJA na rede municipal de Ensino de Blumenau.

Duas escolas atenderão neste segundo semestre, os alunos interessados em terminar o ensino Fundamental (8ª Série) em apenas um semestre letivo. São elas:

E.B.M. Profª Adelaide Starke
E.B.M. Alberto Stein

Os pólos de atendimento estão situados em dois pontos da cidade de forma a facilitar o atendimentos ao maior número de alunos interesados. As aulas acontecem no período noturno e iniciam as 18:30 até as 22:00 horas, e de segunda as sextas- feiras.