segunda-feira, 30 de maio de 2011

DIVULGAÇÃO DE EVENTO NA AREA DA EDUCAÇÃO

VII CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO
Profissão Docente: há futuro para esse ofício?

São Leopoldo-RS, 22 a 24 de agosto de 2011.

Em sua sétima edição, o Congresso Internacional de Educação, promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Unisinos, focaliza a profissão docente. Transcendendo as inúmeras e dicotômicas posições que têm sido reservadas aos docentes, e virando as costas às perspectivas salvacionistas ou fatalistas que são comuns no terreno educativo, comungamos o entendimento de que a docência é um campo aberto de possibilidades, terreno fértil, propício à experimentação, à produção de novas formas de ser.
Discutir a profissão docente e os mais diversos espaços de sua produção, entendemos, é um imperativo ético, político e pedagógico, na medida em que articula, a um só tempo, a produção de agentes sociais, a formação das novas gerações e a consolidação de um projeto de sociedade. Presenças confirmadas: António Nóvoa (UL), Alfredo Veiga-Neto (UFRGS), Mariano Narodowski (UTDT), Esther Diaz (UNLa).

Inscrições:
- Inscrições com desconto: até dia 17/06/2011
- Incrições: até dia 19/08/2011

Tradução simultânea: LIBRAS (presença de intérpretes)

Chamada para submissão de trabalhos:
Submissão dos Resumos: até 17/06/2011
Resultados da avaliação dos resumos: até 05/07/2011
Envio dos trabalhos completos: até 20/07/2011


Eixos temáticos:História e Educação

Políticas e gestão da educação
Políticas educacionais em espaços não-escolares
Memória, histórias de vida, trajetórias
Educação básica, currículo e formação de professores
Inclusão e educação
Docência e pedagogia universitária
Trabalho docente
Educação de jovens e adultos
Educação popular e processos participativos
Educação e cultura digital
Educação, trabalho e gênero

Mais informações em http://www.unisinos.br/eventos/congresso-de-educacao/

domingo, 29 de maio de 2011

A PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRITICA E A EJA

A Abordagem Histórico-Crítica na Formação Docente

Jónata Ferreira de Moura

RESUMO: "Este artigo trata da pedagogia Histórico-Crítica, constituída por Dermeval Saviani, como sendo uma alternativa para superar as abordagens anteriores na formação docente. O trabalho parte de uma investigação de revisão literária sobre a temática proposta, realiza uma pesquisa catalogada no enfoque materialismo histórico e na abordagem qualitativa, buscando entender a concepção crítica da educação e assim sua importância na formação pedagógica. Ele ainda tem a pretensão de fomentar o debate acerca da formação docente sobre esse viés, com o intuito de alicerçar nosso discurso pedagógico, ideológico, político e cultural".

O resumo acima compoem um artigo que contribui para desvelar a Pedagogia Histórico-Critica a partir da leitura da obra de Demerval Saviani. para obter o texto na integra acesse o link:
http://www.pedagogia.com.br/artigos/abordagemhistoricocritica/



Boa leitura!

Divulguem e Sigam nosso Blog da EJA.