sábado, 28 de agosto de 2010
sexta-feira, 27 de agosto de 2010
RELAÇÃO FAMILIA_ESCOLA NA EJA
A volta aos bancos escolares como estratégia familiar de incentivo a trajetória escolar dos membros da familia, virou noticia em jornal do Rio de Janeiro.
"Pais voltam à escola para ajudar filhos a ter boas notas
Pelo menos 1.700 alunos de programa de educação para adultos são parentes de menores inscritos na mesma escola. Dividir o colégio melhora o rendimento dos pequenos."
Segundo Ricardo Albuquerque autor da reportagem, o benefício do retorno a escola vale não somente para os familiares, mas acaba por refletir em todos os alunos na sala de aula.
para acompanhar a entrevista na íntegra, acessem o link:
http://odia.terra.com.br/portal/educacao/html/2010/8/pais_voltam_a_escola_para_ajudar_filhos_a_ter_boas_notas_106034.html
Quanto a Blumenau, em breve teremos a defesa de mais um trabalho de dissertação de Mestrado relativo a EJA. A Dissertação investiga as estratégias familiares e as trajetórias escolares nas camadas populares, mais especificamente, mães e filhos que estão inseridos na modalidade.
quanto ao trabalho de Blumenau, em breve traremos mais detalhes, e o resumo do trabalho.
Boa leitura!!!
GILBERTO PONCIO
Editor BEJAB
"Pais voltam à escola para ajudar filhos a ter boas notas
Pelo menos 1.700 alunos de programa de educação para adultos são parentes de menores inscritos na mesma escola. Dividir o colégio melhora o rendimento dos pequenos."
Segundo Ricardo Albuquerque autor da reportagem, o benefício do retorno a escola vale não somente para os familiares, mas acaba por refletir em todos os alunos na sala de aula.
para acompanhar a entrevista na íntegra, acessem o link:
http://odia.terra.com.br/portal/educacao/html/2010/8/pais_voltam_a_escola_para_ajudar_filhos_a_ter_boas_notas_106034.html
Quanto a Blumenau, em breve teremos a defesa de mais um trabalho de dissertação de Mestrado relativo a EJA. A Dissertação investiga as estratégias familiares e as trajetórias escolares nas camadas populares, mais especificamente, mães e filhos que estão inseridos na modalidade.
quanto ao trabalho de Blumenau, em breve traremos mais detalhes, e o resumo do trabalho.
Boa leitura!!!
GILBERTO PONCIO
Editor BEJAB
quarta-feira, 25 de agosto de 2010
Ultima Entrevista a Paulo Freire 1° parte
Nesta entrevista encontrada no sitio Youtube Paulo Freire expõe um pouco de suas idéias. Cabe conhecer um pouco mais sobre este pensador da Educação de Jovens e Adultos - EJA
terça-feira, 24 de agosto de 2010
O ENSINO DA GEOGRAFIA E A EJA
Esta é uma sugestão de atividade para ser trabalhada na disciplina de Geografia.
Esta atividade foi tirada do blog de sugestões de atividades para EJA.
Destacamos que todas as atividades devem respeitar o contexto e os sujeitos envolvidos nas atividades propostas.
Proposta de Atividade para EJA
Disciplina: Geografia
ASA BRANCA
Quando oiei a terra ardendo
Qual fogueira de São João
Eu perguntei pra Deus do céu, ai
Por que tamanha judiação
Que braseiro, que fornaia
Nem um pé de prantação
Por falta d'água perdi meu gado
Morreu de cede meu alazão
Inté mermo a Asa Branca
Bateu asas do Sertão
Intonce eu disse: adeus, Rosinha,
Guarda contigo meu coração
Luiz Gonzanga e Humberto Texeira
PENSANDO E RESPONDENDO
1) Os versos traduzema realidade da região da Caatinga?
2)Você sabe o que é Caatinga?
VOCÊ SABIA?
A vegetação semi-árida do Nordeste do Brasil é a Caatinga.
VEGETAÇÃO
A Caatinda ocupa algo em torno de dez por cento (10%) do território brasileiro e é o semi-árido de maior população do mundo, com aproximadamente vinte milhões de habitantes.
HORA DA PESQUISA...
Com a ajuda do seu professor, pesquise o que faz este ecossistema ser diferente dos demais
VOCÊ SABIA?
A Caatinga é composta de uma vegetação de cactos, arbustos e pequenas árvores; apresenta chuvas escassas e irregulares e temperatura média elevada. O rigor do clima e a falta de água contribuem para a limitação da vida vegetal e animal.
Sua vegetação é adpatada à região. Algumas plantas, como o cactos, por exemplo, possuem espinhos, que têm função de reduzir a evapotranspiração da planta.
Os animais que vivem na Caatinga são completamente adaptados a esses habitat. Pesquise o significado da palavra habitat.
Esta atividade foi tirada do blog de sugestões de atividades para EJA.
Destacamos que todas as atividades devem respeitar o contexto e os sujeitos envolvidos nas atividades propostas.
Proposta de Atividade para EJA
Disciplina: Geografia
ASA BRANCA
Quando oiei a terra ardendo
Qual fogueira de São João
Eu perguntei pra Deus do céu, ai
Por que tamanha judiação
Que braseiro, que fornaia
Nem um pé de prantação
Por falta d'água perdi meu gado
Morreu de cede meu alazão
Inté mermo a Asa Branca
Bateu asas do Sertão
Intonce eu disse: adeus, Rosinha,
Guarda contigo meu coração
Luiz Gonzanga e Humberto Texeira
PENSANDO E RESPONDENDO
1) Os versos traduzema realidade da região da Caatinga?
2)Você sabe o que é Caatinga?
VOCÊ SABIA?
A vegetação semi-árida do Nordeste do Brasil é a Caatinga.
VEGETAÇÃO
A Caatinda ocupa algo em torno de dez por cento (10%) do território brasileiro e é o semi-árido de maior população do mundo, com aproximadamente vinte milhões de habitantes.
HORA DA PESQUISA...
Com a ajuda do seu professor, pesquise o que faz este ecossistema ser diferente dos demais
VOCÊ SABIA?
A Caatinga é composta de uma vegetação de cactos, arbustos e pequenas árvores; apresenta chuvas escassas e irregulares e temperatura média elevada. O rigor do clima e a falta de água contribuem para a limitação da vida vegetal e animal.
Sua vegetação é adpatada à região. Algumas plantas, como o cactos, por exemplo, possuem espinhos, que têm função de reduzir a evapotranspiração da planta.
Os animais que vivem na Caatinga são completamente adaptados a esses habitat. Pesquise o significado da palavra habitat.
LEGISLAÇÃO SOBRE EDUCAÇÃO - EJA
O sitio http://www.aprendebrasil.com.br/ traz muitas informações quanto aos diversos níveis e modalidades de educação. Com áreas restritas , e que por isso exigem cadastro, o site permite acesso a um rico material para consulta. Vale a pena conferir.
GILBERTO PONCIO
Editor BEJAB
GILBERTO PONCIO
Editor BEJAB
EJA ESTUDA CORDEL
A Lingua Portuguesa assim como as demais áreas de conhecimento podem ser trabalhadas em uma diversidade muito grande de atividades. O cordel então, passa a ser um dos instrumentos para que os alunos conheçam um pouco da cultura nordestina e assim, aprendam e desenvolvam seus conhecimentos na lingua portuguesa e na cultura popular brasileira.
O site http://jcjocelio.blogspot.com/2010/08/professor-jocelio-apresenta-trabalho_5640.html do professor Jocélio apresenta, o resumo do trabalho apresentado por ele na Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência.
O presente trabalho foi apresentado em parceria com Luziana Cristina Ferreira de Souza; Luzinete Pereira Marques; Maria de Lourdes Barbosa Ferreira; Lusival Antonio Barcellos, o professor Jocélio Coutinho de Oliveira.
Para maiores informações acessem o blog do professor Jocélio.
GILBERTO PONCIO
EDITOR BEJAB
Assinar:
Postagens (Atom)