terça-feira, 30 de agosto de 2011

PESQUISA INVESTIGA SOBRE JUVENTUDE E MERCADO DE TRABALHO


Confira a reportagem no sitio da Alfasol:

"Centro Ruth Cardoso lança pesquisa sobre a juventude e mercado de trabalho
Na quinta-feira, 18 de agosto, o Centro Ruth Cardoso abriu seu auditório para uma discussão sobre os rumos da educação profissional e a capacidade de articulação entre o jovem e o mercado de trabalho.

Além do debate, o seminário “Juventude e mercado de trabalho: realidade e perspectivas” lançou o número 2 dos Cadernos Ruth Cardoso com os resultados de uma pesquisa que identifica as relações entre as demandas atuais do mercado, a prática formativa e as expectativas dos jovens.

Coordenada pelo Instituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e de Ação Comunitária (Ideca) e com o apoio do Instituto Unibanco e da Fundação Itaú Social, a pesquisa, realizada com jovens da Região Metropolitana de São Paulo entre 16 e 24 anos, buscou suprir a ausência de investigações na área. “Nossa intenção era identificar como a formação, o jovem e o mercado de fato interagem. É uma reflexão inovadora nesse sentido, que busca um olhar transversal”, explicou a diretora presidente do Ideca, Simone de Castro Tavares Coelho.

Para tanto, foram realizadas entrevistas com alunos, professores e gestores das 21 organizações pertencentes ao universo pesquisado. A partir do levantamento de oito diferentes hipóteses investigativas - como a identificação das iniciativas existentes, a formação dos educadores e as estratégias adotadas para a real inserção do jovem no mercado - elaborou-se um retrato atual sobre o tema.

Para a assessora técnica da AlfaSol e supervisora da pesquisa, Ednéia Gonçalves, o trabalho expressa a necessidade de atentar e valorizar a cultura, experiência de vida e visão de mundo dos jovens para o correto planejamento de ações formativas direcionadas. “Ao reunir as vozes de jovens, educadores, gestores e empresários, a pesquisa construiu um importante instrumento de diálogo para a melhoria da qualidade da oferta e de avaliação das ações em curso."

confira a reportagem na íntegra acessando o link:

Boa Leitura!!
Que tal seguir nosso blog  e repassar para seus amigos?! Faça Agora
!