sábado, 10 de outubro de 2009

EJA participa de Comemoração ao dia da árvore.

Com muita satisfação, nossa escola recebeu o honroso convite para ser anfitriã do evento, promovido pela Caixa Economica Federal na cidade de Blumenau, de comemoração ao dia da árvore.comemorado dia 21 de setembro. Por ocasião de tal comemoração, tivemos a presença do decorador Emerson, que elaborou uma deliciosa cascata de frutas, que foi degustada por todos ao final da programação.
o ponto alto do evento foi a plantação de árvores que aconteceu na escola. cada serie do ensino regular, uma aluna representado a EJA, além dos funcionarios e professores e  APP. Cada segmento plantou sua arvore e assumindo concomitante ao ato, o compromisso de cuidar da "sua arvore".  A aluna Dulcinéia Keller da 8ª série da EJA, foi nossa representante e plantou uma árvore chamada de Sibipiruna. vamos acompanhar o crescimento desta árvore.
E você??? Como comemorou o dia da árvore?

sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Professores da EJA participam de curso de formação

Parabéns ao profissionais que foram classificados para participarem do Curso de Formação básica em Educação de Jovens e Adultos na Diversidade.

É assim que faremos, cada vez mais uma EJA de qualidade.

EJA participa de Feira de Matemática

Com o projeto desenvolvido a partir da idéia do diretor da Escola, convidamos o corpo docente e discente para desenvolver  idéia conforme segue:


AS TRAMAS DA INTERDISCIPLINARIDADE: CONSTRUINDO UMA REDE DE CONHECIMENTOS.






SÍNTESE: Nosso projeto tem como especificidade a matemática na inter-relação com outras disciplinas. Os seres humanos tecem desde a pré-história, pois existem registros de tramas de fibras vegetais com os quais já foram construídos os mais diversos artefatos úteis para a humanidade. O que se propõe é um trabalho interdisciplinar, buscando a totalização do conhecimento e o desenvolvimento da cidadania, ética, envolvendo a diversidade sociocultural e econômica dos educando, no qual cada aluno se sinta responsável, e participe do processo. Procuramos proporcionar por meio de descobertas e curiosidades, a apropriação e construção do conhecimento. A matemática está envolvida na vida cotidiana das pessoas nas mais diferentes intensidades. Cabe a cada um de nós por meio de experiências simples como contar, comparar e operar sobre quantidades, identificarmos a presença da matemática, bem como sua relevância. Partindo deste princípio, proporcionamos aos alunos da EJA, do período noturno da Escola Básica Municipal Professora Adelaide Starke, uma proposta na qual envolvemos os alunos de 5ª a 8ª séries, bem como suas famílias, que contemplasse o desenvolvimento do processo cognitivo envolvendo a matemática e as demais disciplinas da grade curricular. Partimos da construção de redes de fios de nylon que posteriormente foram agrupadas, e utilizadas para cobrir e proteger as laterais da quadra esportiva da escola. Após as técnicas de tecelagem de renda açoriana ser ensinadas nas aulas, os alunos puderam exercer a habilidade recém-adquirida confeccionando cachecóis. Coordenados pela equipe de professores, juntamente com a coordenação pedagógica e a equipe de diretores, nosso projeto teve inicio com o Diretor da unidade contribuindo com seus conhecimentos de sua vivência particular como pescador para ensinar as técnicas de confecção da rede. Com este contexto, o projeto passou a ter os seguintes objetivos: Perceber analogias, induções e deduções que se fazem presentes, tanto no trabalho com números e operações, quanto no espaço, na forma e nas medidas que contemplam a geometria no processo de confecção destas redes. “Na inter-relação com outras disciplinas o processo matemático em sua relação com o contexto, explica e serve para elucidar uma [...] situação problema, valorizando todas as informações constantes da situação real e justificando seu uso pelo envolvimento entre disciplinas.” (SEMINÁRIO DE AVALIAÇÃO DAS FEIRAS CATARINENSES DE MATEMÁTICA. 2001, p.78)





Palavras-Chave: Educação de Jovens e Adultos; Matemática na Inter-relação com outras disciplinas; Confecção de redes; Redes de conhecimentos.

Escritora Claudia Vetter visita a EJA Na E.B.M. Profª Adelaide Starke

No dia 08 de outubro, a EJA da E.B.M. Professora Adelaide Starke, recebeu a escritora Claudia Iara Vetter. a Jovem escritora, conversou com os alunos da biblioteca da escola e apresentou suas idéias sobre a importância da cultura para os jovens e mostrou como é possivel vencer as barreiras, os limites quando se almeja verdadeiramente alguma coisa.
No momento de abertura para perguntas da platéia, pudemos constatar com satisfação, o interesse dos alunos de diversas idades sobre o que Claudia havia apresentado.
Além de mostrar o livro  a escritora divulgou seu blog, na qual muitas de suas produções comentadas na palestra estão disponíveis.