sábado, 24 de outubro de 2009
blogger
sexta-feira, 23 de outubro de 2009
IX Seminário Estadual de EJA
Memória do Fórum Estadual de SC: desafios e perspectivas
Programação
Data: 20 de novembro de 2009
9h – 9h30: Recepção dos participantes e café
9h30: Mística de abertura das atividades
9h40 – 11h10: Mesa - Memória do Fórum Estadual de SC: desafios e perspectivas
11h10 – 12h: Debate
Almoço (12h às 13h30)
13h30 – 13h45: Agenda Territorial de Desenvolvimento Integrado de
Alfabetização e Educação de Jovens e Adultos
13h45 – 15h15: Rodas de conversa
1. Educação profissional e o mundo do trabalho na EJA
2. Financiamento da EJA
3. Formação de educadores (as) da EJA
4. Diferentes sujeitos da EJA: adolescentes, jovens, adultos e idosos
5. Metodologia, currículo e avaliação na EJA
6. Identidades da EJA
7. Construção dos Fóruns de EJA em SC
8. Reunião dos estudantes da EJA (ensino fundamental e médio)
15h15 - 15h50: Apresentação das discussões das rodas
15h50 – 17h: Plenária final e encerramento
17h: Café
Local: Escola de Turismo e Hotelaria Canto da Ilha – Fone: (48) 3284-8820
Endereço: Av. Luiz Boiteux Piazza, n° 4810 - Bairro Ponta das
Canas/Florianópolis
Inscrições e informações: feejasc@gmail.com ou www.forumeja.org.br/sc
Vamos Participar e discutir nossa Educação de Jovens e Adultos.
quinta-feira, 22 de outubro de 2009
FGV Oferece Cursos on line gratuitos.
o link: http://www5.fgv.br/fgvonline/CursosGratuitos.aspx e descubra
qual lhe interessa mais e é so fazer sua inscrição.
aproveitem!!!!
Revista Eletrônica de Ciências da Educação - Submissão de Trabalhos
científica da área de Educação, com periodicidade
semestral e editada pelo Núcleo de Estudos e Pesquisas em Ciências da
Educação - NUEPCE, órgão vinculado ao Curso de Pedagogia da Faculdade
Cenecista de Campo Largo -Paraná - Brasil.
"A RECE busca fomentar e ampliar a produção científica na área da
Educação publicando trabalhos em língua portuguesa, espanhola e
inglesa. Em vista disso, os textos submetidos devem ser inéditos, não
publicados e que não estejam submetidos para a avaliação de outro
periódico seja nacional ou internacional. A revista possui demanda
contínua e está aberta para a submissão de trabalhos. Os autores
poderão enviar seus textos nas quatro seções que compõem a revista,
quais sejam: artigos "originais" (pesquisas
empíricas ou teóricas originais sobre temas relevantes e inéditos),
artigos de revisão (trabalhos cujo objetivo é sintetizar e/ou avaliar
trabalhos científicos já publicados, estabelecendo um recorte temporal
e/ou geográfico para análise da literatura consultada), resenhas
(análise crítica de livros recém lançados) e resumos de dissertações e
teses". Comenta o Editor Diogo Rodrigo Puchta
Para submeter trabalhos basta acessar o endereço eletrônico
-http://revistas.facecla.com.br/index.php/reped e se cadastrar.
Possíveis esclarecimentos via email para: rece@facecla.com.br
Divulguem suas idéias
__________________________________________________
----------------
ESTA MENSAGEM PASSOU PELO VERTICAL IP.
Vertical IP® Secure Mail virus and spam protection
__________________________________________________
ACESSO NUMERO 100!!!
PARABÉNS BEJAB!!!!
quarta-feira, 21 de outubro de 2009
V Congresso Internacional de Filosofia e Educação (V CINFE)
O Centro de Filosofia e Educação (CEFE) e o Programa de Pós-Graduação
em Educação, Mestrado (PPGEdu), da Universidade de Caxias do Sul, Rio
Grande do Sul, torna pública a chamada para apresentação de trabalhos
no V Congresso Internacional de Filosofia e Educação (CINFE).
O V CINFE se propõe a focalizar sua discussão sobre o tema:
conhecimento, linguagem, educação e cidadania: pensando alternativas
para os desafios da educação na atualidade.
O evento será sediado, em Caxias do Sul, na Universidade de Caxias do
Sul, de 17 a 20 de maio de 2010, no Estado do Rio Grande do Sul,
Brasil.
O período para a apresentação do resumo expandido para proposta de
trabalhos é de 30 de setembro a 16 de novembro de 2009. A proposta
deverá ser encaminhada para: vcinfe@gmail.com
Mais informações pelo endereço: http://www.ucs.br/ucs/eventos/cinfe
Embora neste evento não haja um grupo específico de Educação de Jovens
e Adultos, os trabalhos referentes a EJA podem ser inscritos em outros
grupos. Vamos mostrar nossos trabalhos !!!!
Fonte de Pesquisa em Educação Popular
"(...) contém, na primeira fase, a parte mais importante da documentação das campanhas de alfabetização e dos movimentos de cultura e educação popular do período 1947-1966, principalmente o material didático, o histórico dos movimentos que produziram o referido material, resenhas de livros e indicação de ensaios e artigos que analisaram esses movimentos. Também foram incluídos arquivos de áudio e vídeo contendo músicas, entrevistas, fotografias, desenhos relativos às experiências abordadas".
Para ter acesso na integra acessem: http://forumeja.org.br/edupopular
Boa Leitura a todos, e não esqueçam, postem seus comentários.
domingo, 18 de outubro de 2009
Relação Familia-Escola na EJA
ABERTAS INSCRIÇÕES DO XV ENDIPE
O tema deste ano será " Convergências e tensões no campo da formação e do trabalho docente: políticas e práticas educacionais". Com data para 20 a 23 de abril de 2010, o evento acntecerá na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), na cidade de Belo Horizonte.
Para Participar do evento como ouvinte as isncrições acontecem de 17/08/09 a 23/04/2010; para participar com trabalhos a serem apresentados a data de isncrição é de: de 07/09 a 07/12/09.
Lembrando que este Encontro possui o Grupo de Tabalho de Educação de Jovens e Adultos. e podem ser apresentados trabalhos em duas categorias: painel e pôster. Participem, divulgem seus trabalhos.
Maiores Esclarescimentos pelo site:
http://www.fae.ufmg.br/endipe/index.php
ou
XV ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino
Faculdade de Educação da UFMG
Av. Antônio Carlos, 6627, sala 1556 - Campus Pampulha
CEP: 31270-901 - Belo Horizonte-MG
Tel.: 55 31 3409-6390 - Fax: 55 31 3409-5311
Entrevista Com Maria CLara Di Piero
Concordamos com Di Piero, uma vez que é preciso reconhecer que o processo de Juvenilização já apontado na literatura acadêmica referente à EJA, e reforçado pela autora nesta estrevista, traz inerente uma exigência, não somente aos professores mas de à todos envolvidos, um repensar o modo de fazer a EJA. Nos referimos as práticas pedagógicas, quanto a definição de curriculo, formação de professores, e financiamentos que possibilitem ao poder publico o investimento que esta modalidade necessita. mister se faz o detaque que estas são apenas algumas das indicações de problemáticas a serem discutidas quanto a EJA, mas não esqueçamos que esta é uma modalidade em construção e ainda há muito a se discutir e muito a fazer.
Atentemos para o alerta de Di Piero: "Tem-se uma fantasia de que a EJA é algo temporário, que, com um esforço, a gente vai se recuperar em um futuro breve. Só que desde os anos 40 fazemos isso. No momento em que foi criado este serviço, que coincide com fim da Segunda Guerra Mundial e a criação da Unesco, era uma estratégia global. O Brasil tinha mais da metade da população de analfabetos. É com essa marca de mobilização e urgência que a EJA aparece e se perpetua. Mas sempre com uma certa precariedade e em períodos muito breves. Os resultados são escassos porque essa capacidade de mobilizar vai diminuindo, a regressão ao analfabetismo é muito alta e faltam oportunidades de uso social da linguagem e da escrita."
Com este pensamento aproveitamos para fornecer o link para acessar a entrevista de Maria Clara Di Piero na íntegra. Como Sempre exposto, este site é um espaço para idéias, apresente as suas.
http://www.cartanaescola.com.br/edicoes/40/a-eja-esta-mais-juvenil
Boa Leitura a todos!!