sábado, 16 de outubro de 2010

BERNARD CHARLOT e o ensino com significado.

A revista Nova Escola publicou em seu sitio, uma reportagem a respeito do pesquisador francês Bernard Charlot que pesquisou sobre trajetória escolar de alunos das camadas populares. Confiram alguns trechos da reportagem de Tatiana Pinheiro:
“Há 40 anos, vertentes da Sociologia analisam a relação entre o desempenho escolar de uma criança e a classe social que seus pais ocupam. Boa parte das considerações apontam que alunos de camadas populares têm menos chances de serem bem-sucedidos nos estudos do que os jovens de classe média. Mas como explicar um estudante de família desfavorecida que se sai bem na escola? E o aluno de família abastada que fracassa em sua trajetória escolar?
Pesquisador francês radicado no Brasil, Bernard Charlot se voltou para essas questões na década de 1980, ainda em Paris, e trabalhou em um conceito que explica de maneira mais abrangente e menos preconceituosa, histórias de sucesso e de fracasso escolar: a relação com o saber.
Essa é uma condição que se estabelece desde o nascimento, uma vez que "nascer significa ver-se submetido à obrigação de aprender", escreveu Charlot. A condição humana exige que seja feito um movimento, "longo, complexo e nunca acabado", no sentido de se apropriar (parcialmente) de um mundo preexistente. Essa apropriação obrigatória, desencadeia três processos: de hominização (tornar-se homem), singularização (tornar-se exemplar único) e socialização (tornar-se membro de uma comunidade).”
Para conferir na integra a reportagem e a biografia de Bernard Charlot acesse o link:
http://revistaescola.abril.com.br/formacao/formacao-inicial/bernard-charlot-ensinar-significado-mobilizar-alunos-476454.shtml

BOA LEITURA A TODOS!!!!.

Gilberto Poncio
Editor BEJAB