segunda-feira, 27 de setembro de 2010

DEFENDIDA NA FURB DISSERTAÇÃO SOBRE RELAÇÃO FAMÍLIA-ESCOLA NA EJA

No dia 22 de setembro aconteceu na Universidade Regional de Blumenau (FURB), a defesa pública da dissertação de Mestrado de Gilberto Poncio. O trabalho que foi aprovado sem restrições e com muitos elogios, abordou a relação desenvolvida entre mães que estudam na EJA (junto com filhos e neto) e a escola.

Inserida no eixo de Pesquisa Educação Cultura e Poder, o trabalho foi desenvolvido junto ao NEICA (Núcleo de Estudos sobre a Infância, Criança e Adolescência) sob orientação da Professora Doutora Rita de Cássia Marchi, a qual participou da Banca de defesa Pública juntamente com as professoras Doutora Maristela Pereira Fritzen da FURB e Doutora Olga Celestina da Silva Durand, professora convidada da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Um dos pontos de destaque da banca de defesa foi a contribuição do autor de “desmistificar” a participação dos pais das famílias populares que atuam estrategicamente com relação ao sucesso escolar de seus membros, embora não estejam na escola sempre que solicitado, ou o quanto a escola gostaria.

Um dos pontos destacados pela banca foi o aumento do índice de jovens na EJA e a importância de se compreender e estudar cada vez mais essa nova característica da modalidade.

Com a indicação da banca para a publicação de artigos relacionados à dissertação, encerrou-se a defesa.

J. A. Bastiani
Editor Interino

domingo, 26 de setembro de 2010

DEBATE SOBRE EJA NA UDESC

Nesse último dia 16 a Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Santa Catarina (UDESC), realizou um debate sobre Educação de Jovens e Adultos (EJA). Foram abordados dois temas principais, sendo que as juventudes e seus paradigmas foram os temas abordados pelas palestrantes profª Drª. Olga Celestina da Silva Durand da UFSC e profª Drª Luiza Mitiko Yshiguro Camacho da UFES na parte da manhã.
                         Profª Drª Olga Celestina da Silva Durand proferindo sua palestra

No período da tarde, ocorreu a discussão sobre a Educação e trabalho na Educação de jovens e adultos. Na ocasião, a coordenadora da Escola de Turismo e hotelaria Canto da Ilha, socióloga e profª Rosana Miyashiro construiu sua fala a partir de um breve relato do que vem sendo discutido referente a construção das diretrizes que irão nortear a educação para o trabalho no Ensino Médio. A debatedora do período vespertino foi a professora do Instituto de Formação Permanente, Rita de cássia Gonçalves.

Ao final de cada período, os ouvintes puderam tirar suas dúvidas e fomentar o debate sobre a EJA e a sua especificidade. Com participação de profissionais da EJA de diversas cidades como Blumenau, Gaspar, Florianópolis, São José, Criciúma, ficou claro o envolvimento e preocupação com de diversas instituições com esta modalidade de ensino. A equipe do BEJAB esteve presente acompanhando as discussões.

Editor BEJAB