domingo, 25 de outubro de 2009

Relação Familia-Escola Na EJA

O trabalho Relação Familia-Escola na EJA: sujeitos desconectados? foi apresentado no  VI Congresso Internacional de Educação na cidade de São Leopoldo no Rio Grande do Sul.

O trabalho escrito em parceria de Gilberto Valdemiro Poncio e Rita de Cassia Marchi, foi apresentado no grupo de trabalho de Educação de Jovens e Adultos, coordenado por Rute Baquero.

Confira o resumo abaixo:

RELAÇÃO FAMILIA-ESCOLA NA EJA: SUJEITOS DESCONCETADOS?

Apresentamos neste estudo reflexões iniciais sobre as relações desenvolvidas

entre famílias de baixa renda inseridas em programas de Educação de Jovens
e Adultos (EJA) e a escola. Nosso objeto são as estratégias desenvolvidas por
mães que se matriculam junto a seus filhos de forma a acompanhar o
desempenho e o “comportamento escolar” dos mesmos. Como qualquer outro
fenômeno social, a relação família-escola também é socialmente construída;
isto é, embora nos pareça natural que os pais se preocupem com os estudos
dos filhos, a história da vida privada demonstra que não foi sempre assim. As
teses de Ariès apontam que foi somente a partir de determinado período
histórico e no seio de determinados processos sociais que deram origem à
modernidade que a infância, a família e a escola passaram a estar
inextricavelmente ligadas. Esta relação costuma estar orientada pela pertença
das famílias a determinadas posições sociais. Assim, a literatura tem apontado
para a tendência ao fracasso escolar de indivíduos oriundos de grupos
familiares de baixa renda, com baixo capital cultural e escolar e baixos
investimentos na escolaridade de seus membros. Neste estudo propomos
apontar novas nuances na relação família-escola e desmistificar a idéia que as
famílias das camadas populares nada fazem a favor do desenvolvimento das
trajetórias escolares de seus membros. Partimos do pressuposto de que a
estratégia aqui investigada é um claro sinal do investimento familiar na escola.
A coleta de dados foi realizada através de entrevistas em profundidade com as
mães estudantes e da observação do seu cotidiano doméstico e escolar. Os
resultados parciais apontam para uma espécie de refinamento ou intensificação
das estratégias familiares apontadas pela literatura especializada.

Palavras-chave: relação família-escola; estratégias educativas familiares;
trajetórias escolares em camadas populares; educação de jovens e adultos.

Texto extraido de: MARCHI, Rita de Cássia; PONCIO, Gilberto Valdemiro. Relação familia-escola na EJA: sujeitos desconcetados. In: EDUCAÇÃO E TECNOLOGIAS: SUJEITOS DECONCETADOS?, 6, 2009, São Leopoldo. Anais.... São Leopoldo: Casa Leiria: Unisinos, 2009. p.1126-127.

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