No dia 22 de setembro aconteceu na Universidade Regional de Blumenau (FURB), a defesa pública da dissertação de Mestrado de Gilberto Poncio. O trabalho que foi aprovado sem restrições e com muitos elogios, abordou a relação desenvolvida entre mães que estudam na EJA (junto com filhos e neto) e a escola.
Inserida no eixo de Pesquisa Educação Cultura e Poder, o trabalho foi desenvolvido junto ao NEICA (Núcleo de Estudos sobre a Infância, Criança e Adolescência) sob orientação da Professora Doutora Rita de Cássia Marchi, a qual participou da Banca de defesa Pública juntamente com as professoras Doutora Maristela Pereira Fritzen da FURB e Doutora Olga Celestina da Silva Durand, professora convidada da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
Um dos pontos de destaque da banca de defesa foi a contribuição do autor de “desmistificar” a participação dos pais das famílias populares que atuam estrategicamente com relação ao sucesso escolar de seus membros, embora não estejam na escola sempre que solicitado, ou o quanto a escola gostaria.
Um dos pontos destacados pela banca foi o aumento do índice de jovens na EJA e a importância de se compreender e estudar cada vez mais essa nova característica da modalidade.
Com a indicação da banca para a publicação de artigos relacionados à dissertação, encerrou-se a defesa.
J. A. Bastiani
Editor Interino
Nenhum comentário:
Postar um comentário