quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Projetos estimulam a permanência de Alunos da EJA

        Um dos maiores desafios para as escolas é evitar a evasão escolar principalmente dos alunos que fazem parte da EJA. Em Maranguape, no ano passado, a rede municipal de ensino possuía 1.632 alunos matriculados, distribuídos em 29 escolas, 03 associações de bairros, 2 residências e 1 núcleo na Secretária de Infraestrutura, Desenvolvimento Agrário e Meio Ambiente ( SIDAM).
         Para dinamizar as aulas e manter a permanência dos estudantes várias escolas realizam atividades e projetos. Na Escola Municipal São Luiz de Gonzaga, a professora Rafaela de Almeida Custódio implantou uma discussão ecológica através do Projeto “Água o bem precioso”, que busca conscientizar a comunidade em relação a preservação da água. Os alunos são estimulados a participar através de pesquisas, confecção de murais, palestras e uma visita a estação de tratamento da água.
       Já na Escola José Fernandes Vieira, acontece a “Sexta-feira animada na EJA”, idealizada pelas professoras Natália Braga, Marília Luzinete e Valquilene Travassos. Neste dia, os alunos e professores se integram tornando a sala de aula um ambiente cultural, desenvolvendo outras competências curriculares e trabalhando temas transversais como valorização das pessoas, ética, cultura de paz, meio ambiente entre outros. De acordo com o cronograma, os alunos realizam uma feira cultural e fazem visitas a locais como museus. Outro projeto voltado para a questão do patrimônio é o “Pontos Turísticos de Maranguape”, que proporciona uma vivência dos alunos com a história e cultura do município.

Confira mais informações no sitio:
http://www.maranguape.ce.gov.br/node/488/

Fica a dica para conhecer mais sobre estas experiências de Maranguape.
Editor BEJAB

Nenhum comentário: