quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Ensino Médio Técnico em Escolas Públicas


No texto de Reinaldo Chaves, escrito para a edição on line do jornal "Bom Dia" pode ser lida a reportagem na íntegra. apresentamos aqui, apenas excertos do artigo para refletirmos sobre as possibilidades e perspectivas para o ensino médio técnico. e por que não pensarmos em alternativas semelhantes para a Educação de Jovens e Adultos (EJA).
Desejamos a todos boa leitura e boas reflexões...



"Para ampliar o número de escolas no estado de São Paulo que oferecem o Ensino Médio em conjunto com uma formação técnica, a rede estadual de ensino vai oferecer a partir de novembro  aulas em tempo integral.

A chamada Rede Ensino Médio Técnico vai começar a atuar em  91 municípios e as aulas técnicas serão ministradas em  231 instituições de educação profissional credenciadas. As aulas serão alternadas. “O  aluno fará o Ensino Médio no período da manhã, por exemplo, e, à tarde, o ensino técnico, em 91 municípios. São mais de 30 mil vagas para alunos que estão no segundo ano do Ensino Médio”, [...] O aluno poderá ter aulas  técnicas de manhã, tarde ou à noite.[...].

Como foi feito
Para acomodar os estudantes de escolas públicas em cursos técnicos, o governo do estado fez um acordo com  escolas do setor privado e reservou 3.235 vagas. Os cursos serão oferecidos por escolas particulares e exclusivamente aos alunos da rede estadual, ao contrário das Etecs (Escolas Técnicas Estaduais ), que são abertas à população em geral. Caso o número de inscritos supere o de vagas, será feito sorteio [...]  São oferecidos 417 cursos no total, que contemplam 58 especializações.

Currículo de aulas está sendo discutido
A Secretaria de Estado da Educação começou nesta semana debates para reorganização do currículo do Ensino Médio já para ser aplicada no ano que vem. [...] A proposta [...] é dar ênfase em três áreas: linguagens e códigos, ciências da natureza e matemática e ciências humanas. 
Nas escolas com mais de três turmas de terceira série do Ensino Médio os alunos poderão optar por uma área de conhecimento. Outra proposta [...] é  reduzir as aulas de português e matemática para aumentar disciplinas  de física, química, filosofia e sociologia". (Reinaldo Chaves).
Para ter acesso ao texto na íntegra utilize o link:
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