terça-feira, 3 de novembro de 2009

Evolução do conceito de educação de adultos - Por JOCA

"1-A Educação de Adultos é uma prática tão antiga quanto a história da raça humana, apesar de só, recentemente, ser objecto de Estudo e ser adoptado como subsistema educativo. Em sentido amplo podemos dizer que a educação de adultos existe desde o tempo dos povos primitivos, da recitação dos mitos, evoluindo na proclamação das leis nas civilizações antigas, nas manifestações desportivas e culturais na Grécia antiga e em Roma e todo o tipo de manifestações de cultura popular que têm ocorrido ao longo dos séculos.

2-Por exemplo, a nossa herança cristã com cerca de dois mil anos, apresenta no Livro Sagrado, bastantes exemplos de educação de adultos através dos patriarcas, sacerdotes e do próprio Jesus Cristo. Segundo parece, Jesus Cristo terá sido, por excelência, o maior educador de adultos de todos os tempos, uma vez que educava tanto analfabetos, como letrados ou doutores e terá conseguido, segundo se diz, conseguir resultados que até hoje continua transformando pessoas no mundo inteiro com a sua mensagem. Diz-se que Cristo sempre usou parábolas para provocar a reflexão e acção nos seus seguidores a respeito dos princípios dos seus ensinamentos. Os seus discípulos eram desafiados, constantemente, a reflectir sobre a sua mensagem para poder perceber o seu significado."
Para ter acesso ao material na íntegra acessar: http://viveraprender.blogspot.com/2009/10/evolucao-do-conceito-de-educacao-de.html
 
Boa leitura

Nenhum comentário: